Santinha Isabel

Santinha Isabel

Padroeiro:

Das mulheres inférteis.

História:

Isabel é conhecida por ser prima de Maria, mãe de João Batista e casada com o sacerdote Zacarias. Eram pessoas justas e irrepreensíveis, profundamente dedicadas e comprometidas com os mandamentos do Senhor.
Já com a idade avançada, o casal não tinha filhos, pois Isabel era estéril e aguardavam ansiosamente a vinda do Messias.
Certo dia, quando seu marido estava exercendo o sacerdócio diante de Deus, ele recebeu a visita de um anjo do Senhor, Gabriel, que lhe anunciou que Isabel daria à luz um filho, e que seu nome deveria ser João.
O anjo também disse a Zacarias que seu filho seria ”grande aos olhos do Senhor”, um homem usado para converter muitos dos filhos de Israel a Deus, agindo na virtude de Elias para ”preparar ao Senhor um povo bem disposto”.
O anjo passou recomendações de costumes semelhantes ao nazireado acerca do comportamento que João deveria ter, e comunicou que, mesmo antes de seu nascimento, ele seria repleto do Espírito Santo.
Zacarias agiu com incredulidade diante das palavras do anjo, e acabou ficando mudo até que a promessa feita a ele fosse cumprida. Depois destas coisas, Isabel engravidou, e durante cinco meses não saiu de casa.
Logo depois o anúncio do nascimento de Jesus foi feito a Maria, onde o anjo Gabriel também lhe falou acerca da gravidez de Isabel, e naqueles dias Maria foi visitá-la.
Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino que carregava em seu ventre ficou agitado, e ela foi tomada do Espírito Santo.
Nesse contexto é que Isabel fez a conhecida proclamação acerca de Maria e de Jesus: ”Bendita é você entre as mulheres, e bendito é o filho que você dará à luz!”. Naquele momento Isabel já tinha a completa compreensão de que o menino que estava no ventre de Maria seria o Salvador. Maria ficou com Isabel aproximadamente três meses e depois voltou para sua casa.
No momento do nascimento de João, algo milagroso que ocorreu no momento em que recebeu seu nome, onde Isabel confirmando a escolha que já havia sido dita a seu marido pelo anjo, Zacarias volta a falar.
Nada mais é dito acerca de Isabel na Bíblia além desse breve, mas importante relato. Entretanto, em poucas palavras podemos conhecer o tipo de pessoa que Isabel foi. Isabel era uma mulher temente a Deus e que confiava fielmente sem Suas promessas.
Na história de Isabel também podemos ver claramente a soberania de Deus na realização de seus propósitos. Se Deus escolheu Maria, uma jovem virgem, para dar à luz ao Messias, Ele também escolheu Isabel, uma idosa estéril, para dar à luz ao último dos grandes profeta de Israel, àquele que seria o responsável por preparar o caminho para o Salvador.

Oração:

Santa Isabel, intercedei junto a Deus para que nossos filhos sejam abençoados como o fostes vós e vosso João Batista, anunciando o Evangelho que nos conduz ao caminho, verdade e à vida. Que sejamos irrepreensíveis diante do Senhor, como fostes vós. Que os anjos nos conduzam e que todos os casais possam viver nessa plenitude de santidade que vós e São Zacarias vivestes.

Amém

Mensagem:

error

Curtiu nossa página? Compartilhe!