Santinha Patrícia

Padroeiro:

Dos desapegos materiais e da cidade de Nápoles.

História:

Patrícia era neta do imperador Constantino. Nasceu no início do século VII em Constantinopla e foi educada para a corte pela sua dama Aglaia, uma cristã muito devota. A pequena cresceu piedosa e, apesar da pouca idade, emitiu voto de virgindade a Cristo. Mas, para se manter fiel teve de fugir da cidade, porque seu pai Constante II, então imperador, insistia em lhe impor um matrimônio.

Patrícia ajudada e em companhia de Aglaia, com algumas seguidoras, se esconderam por algum tempo. Depois embarcaram para as ilhas gregas, com destino à Itália, onde desembarcaram em Nápoles. Patrícia ficou encantada com o local e indicou o lugar onde gostaria de ser sepultada. Em seguida patrocinou à cidade ajudando a ornamentar muitas das novas igrejas eram desprovidas dos objetos litúrgicos essenciais e abasteceu financeiramente os conventos que atendiam os pobres e doentes.

Só então viajou para Roma com Aglaia e as fiéis discípulas, onde procurou proteção junto ao Papa Libério. Foi quando soube que seu pai já havia se resignado à sua vontade. Recebeu então o véu, símbolo de sua consagração a Deus. Assim, elas retornaram à Constantinopla para Patrícia renunciar o direito à coroa e distribuir seus bens aos pobres, antes de seguirem em peregrinação à Terra Santa.

Porém, outros incidentes ocorreram à elas. A embarcação se distanciou dos vários perigos e se desgovernou até se espatifar nos rochedos da costa marítima de Nápoles. Precisamente na pequena ilha de Megaride, onde havia um pequeno convento, no qual Patrícia morreu, depois de sobreviver por pouco tempo.

Para retribuir o carinho desta Santa que retornou a Nápolis só para ser sepultada, a população difundia sempre mais seu culto, tornando-o forte e vigoroso.

Oração:

Santa Patrícia, que renunciaste á coroa, à nobreza e ao poder e nos mostras com teu exemplo que tudo neste mundo é passageiro, ensina-nos a enxergar essa verdade todos os dias de nossa vida. Ajude-nos no ideal de seguir Jesus radicalmente, no desapego dos bens materiais e na ajuda aos mais necessitados. Santa Patrícia, rogai por nós.

Amém

Mensagem:

Share Button