Santinha Valentina

Padroeiro:

Das mulheres cristãs.

História:

No tempo do imperador Maximino, entre 308 e 313, em Cesareia na Palestina, Valentina demonstrou grande compaixão e heroísmo a ponto de entregar sua vida para sofrer e morrer junto de sua amiga cristã, chamada Téa.

Segundo as escritas, uma cristã chamada Téa, conhecida por sua valentia e coragem, enfrentou o tirano cara a cara. Por isso, foi flagelada e submetida a tormentos terríveis. Depois, seria obrigada a prostituir-se. Enquanto Téa era torturada, outra mulher chamada Valentina, não suportou assistir a esse espetáculo cruel. Ela foi até o governador e gritou: ”Por que tratas com tanta crueldade esta minha irmã? Queres torturar a mim como esta jovem?” Então, levaram ela até o altar e forçaram-na a oferecer sacrifícios aos deuses pagãos. Valentina, porém, derrubou o braseiro com um chute. Por isso, os soldados a jogaram sobre as brasas para ser queimada.

Valentina resistia bravamente como se nada lhe tivesse acontecido. Por isso, os cristãos uniram seu ato de valentia a seu nome, que significa ”A Valente”. Então, passaram a torturar ela junto com Téa. Em seguida, elas foram queimadas vivas.

As duas virgens franzinas, possuíam uma coragem e fé impressionante, com uma firmeza de caráter e de espírito acima de seus companheiros. Santa Valentina, era uma mulher bastante conhecida em sua cidade e sua morte causou grande consternação entre o povo.

Por causa de seu ato de valentia ao defender sua companheira e irmã de fé, Santa Valentina passou a ser invocada como protetora da mulher cristã. E esta devoção faz todo sentido. Afinal, Santa Valentina decidiu acompanhar sua irmã de fé no sofrimento com tal amor, a ponto de entregar sua vida para solidarizar-se com ela.

Oração:

Ó Deus, que destes a santa Valentina o amor, a compaixão e a coragem de enfrentar o sofrimento e a morte para defender e permanecer ao lado de sua irmã de fé, dai também a nós a graça de tal compaixão, amor e coragem. E que possamos contar com a intercessão de Santa Valentina nos momentos mais difíceis da vida.

Amém

Mensagem:

Share Button