Nossa Senhorinha da Cabeça

Padroeiro:

Protetora da cabeça, do cérebro, da inteligência, da sabedoria e da justiça.

História:

A devoção à Nossa Senhora da Cabeça surgiu na região de Andaluzia, sul da Espanha, quando a Virgem Maria apareceu em Andújar, no Monte Cabeça.

Em 1227, um ex-soldado das Cruzadas, Juan Alonso de Rivas, que perdeu um braço na guerra contra os muçulmanos, passou então a ser pastor de ovelhas naquele lugar.

Lá, na noite de 12 de agosto, ele acordou com o toque de um sino que há tempos vinha despertando sua curiosidade. Por isso, decidiu ir até o local onde ouvia o barulho. Chegando numa gruta se deparou com uma imagem de Nossa Senhora e ouviu uma voz celestial pedindo que fosse construída uma igreja alí. Como prova da veracidade da mensagem, Deus, por intercessão de Maria, restituiu o braço perdido de Juan. Onde não havia mais braço, um novo e perfeito braço apareceu. Maravilhado com tão grande milagre, o povo de Andujar, guiado por Juan, construiu a Igreja que ela havia pedido.

Até hoje, milhares de pessoas passam por lá todos os anos e milhões de graças são derramadas a partir deste local escolhido por Maria.

A cabeça na mão de Nossa Senhora da Cabeça tem um significado especial. Um homem inocente tinha sido condenado à morte por decapitação na região de Andújar. Quando todas as evidências pareciam ir contra ele, ele pediu a Nossa Senhora da Cabeça que o defendesse e não permitisse que sua cabeça fosse arrancada injustamente. Ele foi levado até o local da execução. Porém, no momento em que ele ia ser decapitado, um mensageiro real chegou com a prova de sua inocência. O homem foi, então, libertado glorificando a Deus e à Virgem da Cabeça. Por isso, a cabeça na mão direita de Nossa Senhora da Cabeça.

Oração:

Eis-me aqui, prostrado aos vossos pés, ó mãe do céu e Senhora Nossa!

Tocai o meu coração a fim de que deteste sempre o pecado
e ame a vida austera e cristã que exiges dos vossos devotos.

Tende piedade das minhas misérias espirituais!

E, ó Mãe terníssima, não vos esqueçais também das misérias
que afligem o meu corpo e enchem de amargura a minha vida terrena.

Dai-me saúde e forças para vencer todas
as dificuldades que me opõe o mundo.

Não permitais que a minha pobre cabeça seja atormentada por males
que me perturbem a tranquilidade da vida.

Pelos merecimentos do vosso divino Filho, Jesus Cristo,
e pelo amor a que Ele consagrais, alcançai-me a graça que agora vos peço.

Aí tendes, ó Mãe poderosa, a minha humilde súplica.

Se quiserdes, ela será atendida.

Nossa Senhora da Cabeça, rogai por nós.

Amém

Mensagem:

Share Button