Nossa Senhorinha da Conceição da Praia

Padroeiro:

Da Bahia.

História:

Em 1549, navios portugueses atracaram em Salvador. Uma imagem da Padroeira de Lisboa acompanhava as grandes viagens da tropa. Tomé de Sousa, primeiro governador-geral do Brasil, mandou que seus homens erguessem, na parte mais alta da colina, uma capela em homenagem a Santa, Nossa Senhora Imaculada Conceição.

A imagem, única em todo mundo, foi assentada em uma primeira construção, cujas ruínas existem até hoje. Sua fama atraiu tantos fiéis que foi necessário construir uma igreja maior. O nome de Nossa Senhora da Conceição da Praia surgiu da própria população, por se situar próximo a praia. A raridade da imagem de Nossa Senhora Imaculada Conceição reinou absoluta até 1946, quando a foi proclamada Padroeira da Bahia. Naquele mesmo ano, a Igreja se tornou Basílica Oficial do Brasil e os devotos ganharam uma segunda imagem, carinhosamente apelidada de peregrina.

Oração:

Virgem Santíssima, Senhora da Conceição da Praia.
Quem dera os nossos corações fossem dignos de vossa morada,
Quem dera nossas inteligências fossem capazes de abstrair vossa pureza,
Quem dera nossos afetos fossem suficientemente amadurecidos para compreender a estatura do vosso amor por vosso filho e também por nós, pobres pecadores.
Pedimo-vos, virgem castíssima, rainha do céu e da terra, ignore nossa indignidade, nossa indigência, nossa pobreza.
Antes, Mãe amadíssima, recorda-te que somos parte da fileira de pobres filhos que recorrem à segurança de vossas preces;
Fazemos parte da multidão que confiante vos suplica, porque sabemos que nunca se ouviu falar que alguém tenha vos suplicado uma petição que não fosse atendido.
Mãe da divina graça venha em nosso auxílio, não nos falte vosso olhar compassivo e bom.
Porta do céu, abre-nos hoje e sempre as portas do vosso coração e nos coloca dentro das razões que vos fizeram obedecer, sofrer e vencer em nome do senhor.
Auxílio dos cristãos, não nos desampare para não cairmos em tentação.
Rainha dos apóstolos, mãe dos sacerdotes dispense vosso poderoso rogar sobre nós. Nos proteja da inveja e do poder do maligno, das línguas traiçoeiras e de todo vício. Refúgio dos pecadores, Senhora da Conceição da Praia, rogai por nós.

Amém

Mensagem:

Share Button