Padroeiro:
Da educação, dos necessitados e dos professores.
História:
Marcelino Champagnat, nasceu em 20 de maio de 1789, em Rosey, França, no início da Revolução Francesa. Filho de João Batista Champagnat, homem instruído para seu meio e seu tempo, e de Maria Teresa Chirat. Desde pequeno, Marcelino conheceu e aprendeu a amar Jesus Cristo e Maria, a quem ele chamava de ”a Boa Mãe”.
Ainda jovem, Marcelino ingressou no seminário e foi com dificuldades que progrediu nos estudos, pois havia abandonado a escola ainda muito pequeno. Sua primeira experiência escolar foi desestimulante, ao presenciar um colega apanhar de um professor, fazendo com que Marcelino não quisesse a continuar na escola. Ao mesmo tempo, as dificuldades sociais, políticas e financeiras da França daquele tempo tornaram a educação bastante deficiente e precária.
Já ordenado padre, Marcelino foi profundamente tocado pela experiência que teve ao atender um jovem à beira da morte, Montagne, que nem mesmo sabia a existência de Deus. Diante disso, Champagnat resolveu criar uma instituição que se ocupasse da educação de crianças e jovens e que tornasse Jesus Cristo e seu Evangelho conhecidos e amados. Foi assim que, em 2 de janeiro de 1817, em La Valla, fundou o instituto dos Irmãozinhos de Maria, com os camponeses João Maria Granjon e João Batista Audras. O nome ”Marista” veio da devoção do fundador à Nossa Senhora (Boa Mãe).
Mais tarde, Champagnat construiu o centro de L’Hermitage, onde reuniu seus irmãos educadores e consolidou a instituição. A primeira missão era oferecer educação e evangelização às crianças e jovens da França, em locais ainda desprovidos de instrução e de ambientes escolares.
Champagnat acompanhou pessoalmente a formação profissional, religiosa e espiritual dos Irmãos Maristas para o exercício da docência e da administração das escolas, criou normas e estruturas de funcionamento e redigiu ensinamentos e orientações com o objetivo de facilitar o aprendizado da escrita e da leitura. O sucesso de seu empreendimento foi notório e, em pouco tempo, diversas escolas foram abertas seguindo este modelo por toda a França.
Marcelino Champagnat faleceu no dia 6 de junho de 1841, aos 51 anos de idade. Ao todo, fundou 48 escolas que receberam cerca de 7 mil estudantes. Em 18 de abril de 1999, foi canonizado pelo Papa João Paulo II.
Oração:
Ó Deus, pela intercessão de São Marcelino Champagnat, iluminai a mente e o coração de nossos jovens para que, ao tomarem conhecimento de Vossa palavra, possam amar-Vos e servir-Vos com o ardor próprio de sua idade. Iluminai também os mestres dando-lhes espírito de sabedoria para que possam conduzir retamente os discípulos que lhes são confiados. É o que Vos pedimos, Senhor Deus, com fé e humildade.
Amém
Mensagem:
Comentários estão fechados