Nossa Senhorinha da Guia

Nossa Senhorinha da Guia

Padroeiro:

Daqueles que se movem através de transportes, seja pelo ar, terra ou mar.

História:

Nossa Senhora da Guia é um dos títulos atribuídos à Virgem Maria, onde uma das principais características da Mãe de Jesus, além do seu sim a Deus, de gerar Jesus Cristo como homem e de educá-lo como filho, ela guia o ser humano, conduzindo aqueles que querem para Deus.

A Nossa Senhora da Guia, também é associada à estrela que guiou os Reis Magos até à manjedoura do menino jesus.

Sua devoção chegou ao Brasil através dos portugueses no ano de 1745. Na ocasião, um capitão de navio trouxe uma imagem de Nossa Senhora da Guia juntamente com uma imagem de Nosso Senhor do Bonfim. As duas imagens ficaram num altar na igreja de Nossa Senhora da Penha, em Salvador, na Bahia.

Depois, o capitão, muito devoto, começou a construir uma igreja em honra de Nossa Senhora da Guia. Em sua empreitada, ele conseguiu conquistar vários devotos, que também se tornaram colaboradores na construção da Igreja, que hoje é a famosa Igreja do Bomfim. Terminada a construção, a Imagem de Nossa Senhora da Guia foi solenemente transportada junto com a imagem de Nosso Senhor do Bomfim. As obras duraram dez anos.

Oração:

Ó Virgem Senhora da Guia, a Vós recorro pedindo vosso amparo e proteção. Sois Mãe de Deus, da Igreja e também minha Mãe. Por isso ”todas as gerações vos proclamam Bem Aventurada!” Alcançai-me de Vosso Filho Jesus a graça que humildemente Vos peço. Ajudai-me a ”fazer aquilo que Ele me mandar”. Que o mundo receba o ”Reino de Deus” para escutar as palavras consoladoras: ”Feliz, porque acreditaste”. Sede Luz e Guia para todos os que Vos invocam. Ajudai-nos a ouvir e a guardar a palavra de Deus. Intercedei pelos doentes, famintos, oprimidos, criancinhas, e por todos os que sofrem, e não Vos esqueçais dos pobres pecadores.

Amém

Mensagem: