Nossa Senhorinha de Loreto

Padroeiro:

Dos aviadores e da aviação.

História:

No ano 313, a imperatriz Santa Helena, construiu um magnífico templo em Nazaré para abrigar a humilde casa da Sagrada Família.

Segundo a tradição, no dia 10 de dezembro de 1291, os cruzados foram derrotados pelos muçulmanos e expulsos da Terra Santa, e com isso muitos lugares, considerados sagrados para os cristãos católicos, foram destruídos.
A casa da Virgem Maria, em Nazaré da Galileia, era uma humilde construção composta de duas partes: uma gruta escavada na rocha, e a parte da frente, composta de três paredes de pedras.

Aquela casa era por demais querida por Jesus, sendo assim, deveria ser preservada da destruição e da profanação. Então, neste mesmo dia, os anjos teriam transportado a parte da frente da casa para a Itália, na cidade de Loreto.

Alguns dizem que a história da transladação por obra dos anjos tenha nascido de um erro de tradução da expressão latina ”de Angelis”, pelos anjos. Hoje se tem conhecimento que de Angelis era o sobrenome de uma família bizantina, que provavelmente teria levado as paredes de navio, talvez como um presente ao papa Celestino V.

Transportada pelos anjos ou pela família, o que realmente importa é que Loreto guarda a maior relíquia do Cristianismo fora da Terra Santa.
A capela tem 4,5 m de largura, por 9,5 m de comprimento, tamanho que corresponde exatamente aos dois alicerces da casa que existia em Nazaré.

As pedras que se vêem nas paredes são as mesmas, tanto em Nazaré como em Loreto. Até a coloração e as marcas das pedras se encaixam.
Ali está a imagem de Nossa Senhora de Loreto, que é negra, esculpida artisticamente em cedro do Líbano.

O Papa João XXIII chamou a Basílica de Loreto de ”Santuário da Encarnação”, em 1962. Na casa de Nazaré, o Santuário Espírito Santo estava presente em Maria: a nova Arca da Aliança, sendo assim a Santa Casa é o santuário do Espírito Santo por excelência.

Oração:

Ó Maria, Virgem Imaculada e Mãe nossa Santíssima, prostrados em espírito junto de vossa Santa Casa, que os Anjos transportaram sobre a ditosa colina de Loreto, cheios de confiança em vós Mãe Santíssima, humildemente elevamos a nossa prece:

Entre aqueles santos muros vós fostes concebida sem pecado e mais bela que a Aurora viestes à luz; na oração e no amor o mais sublime, passastes os dias de vossa infância e juventude; aí fostes saudada pelo Anjo, Bendita entre as mulheres e vos tornastes Mãe de Deus; por tudo isso, ó Maria, vossos olhos misericordiosos a nós volvei, humildes filhos vossos, peregrinos neste vale de lágrimas e concedei-nos todas as graças que vos pedimos; abençoai nossas famílias, consolai nossos doentes, dirigi os nossos passos para a bem-aventurança eterna onde possamos vos saudar com o Anjo: Ave Maria! .

Nossa Senhora de Loreto, rogai por nós.

Amém

Mensagem:

Share Button