Nossa Senhorinha de Pentecostes

Padroeiro:

Da Fraternidade Jesus Salvador.

História:

O evangelista Lucas, nos relata que o Espírito Santo desceu sobre Nossa Senhora na grandiosa conversa da anunciação, acontecendo ali o Pentecostes de Maria. Em diversos relatos da Palavra de Deus, Maria está sempre acompanhada do Espírito Santo. No Cenáculo, na companhia dos discípulos, o Espírito sopra um vento impetuoso que enche toda a casa onde estavam reunidos.

No ícone de Nossa Senhora de Pentecostes, temos as labaredas de fogo ao alto e os apóstolos aos pés, está Maria, Mãe de Deus e sempre Virgem, antes, durante e depois do parto de Nosso Senhor Jesus. Este acontecimento miraculoso é representado pelas três estrelas postas sobre sua testa, e ombros. As cores assim como os delineamentos são de profundo significado: o manto da Virgem que cobre sua cabeça e quase todo seu corpo é vermelho, pois ela é repleta do Espírito Santo, a cheia de graça. Sua túnica é azul o que mostra sua inserção ao céu, e nesta cena o que mais evidencia isso é o fato dela estar elevada, como que projetada fora e acima do ícone.

As mãos e os braços de Maria estão abertos, em louvor e como que esperando o que Deus pode conceder, esta particularidade mostra a postura dos primeiros cristãos quando oravam, a qual ela é o modelo. Seus olhos abertos mostram sua atenção ao que Deus lhe revelou, sua boa pequena mostram uma mulher de silêncio, próprio de quem contempla.

Oração:

Ó Maria, Filha predileta do Pai, Mãe Santíssima do nosso Senhor Jesus Salvador, Esposa mística do Espírito Santo, Nossa Senhora de Pentecostes, nós nos consagramos ao vosso maternal amor e vos tomamos como modelo perfeito de louvor a Deus, de santidade, de espírito missionário e evangelizador. Vós que no dia de Pentecostes, junto com os apóstolos, ficastes repleta do inefável dom do Espírito Santo, ajudai-nos, na efusão do mesmo Espírito que recebemos no dia do Batismo, sermos constantemente fiéis ao Senhor.

Amém

Mensagem:

Share Button