Nossa Senhorinha do Rocio

Padroeiro:

Do Paraná, dos pescadores, dos marinheiros e das grávidas.

História:

A história da devoção a Nossa Senhora do Rocio guarda semelhanças com a da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. A tradição diz que uma pequena imagem de 35 centímetros, uma representação de Nossa Senhora do Rosário, foi pescada na baía de Paranaguá por um pescador.

A palavra ”rocio” significa ”orvalho”, e a imagem passou a ser chamada assim porque o sítio em que morava o pescador era chamado de Rocio, por ficar em um lugar onde se formava muito orvalho.

Logo Rocio foi interpretada pelos devotos como as graças que Deus derrama do céu por intercessão de Maria.

Em 1686, quando uma peste assolou os habitantes de Paranaguá, eles recorreram a Maria Mãe de Jesus, para que ela acabasse com aquele mal e foram atendidos. Desde então, Nossa Senhora do Rocio continua sendo o socorro das aflições de seus devotos no Paraná.

A primeira igreja em louvor a Nossa Senhora do Rocio foi construída no ano de 1813, e em 1920 ficou pronto o Santuário de Nossa Senhora do Rocio.

Por causa dos inúmeros milagres e graças alcançadas pela intercessão de Nossa Senhora do Rocio, a devoção a Ela ficou conhecida em todo o território paranaense e multidões saíam de inúmeros lugares em romarias rumo ao Santuário de Nossa Senhora do Rocio. Assim, no ano de 1977 o Papa Paulo VI declarou Nossa Senhora do Rocio como a Padroeira do Paraná.

Oração:

Mãe do Rocio, agradecemos a vossa intercessão maternal. Em Jesus, rendemos graças a Deus por todas as bênçãos recebidas. Mãe do Rocio, olhai para todas as nossas necessidades. Por vossa intercessão, os céus se abram, e sobre nós orvalhos de bênçãos sejam derramados. Pedimos por nossas famílias, doentes e excluídos. Mãe que a Igreja seja cada vez mais fortalecida e sinal de serviço. Que o reino da paz, justiça e do amor prevaleçam. Que a misericórdia seja abundante. Mãe do Rocio, que seguindo o Vosso exemplo, sejamos sacrário de Jesus Cristo.

Amém

Mensagem:

Share Button