Nossa Senhorinha do Rosário

Padroeiro:

Dos terremotos espirituais.

História:

Nossa Senhora apareceu a São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores, e entregou a ele o rosário, para substituir a recitação dos salmos que, por volta de 1206, era uma importante ferramenta de conversão ao cristianismo. Naquela época, a Igreja, sob a liderança do Papa Inocêncio III, declarou uma Cruzada contra os albigenses e os cátaros, considerados hereges. Convencido de que poderia convertê-los ao catolicismo. São Domingos se dirigiu a Maria, implorando meios para conseguir maior número de convertidos. Diz a tradição que foi a própria Mãe de Jesus que inspirou a devoção.

Em Roma, sede papal, a língua oficial era o latim, mas o povo já havia se dividido em muitos idiomas e desconhecia a língua do Lácio. A Sagrada Bíblia passava somente nas mãos dos religiosos; assim, o povo permanecia sem a possibilidade de rezar o saltério, a meditação dos salmos.

Foi então que São Domingos recebeu a mensagem para a criação do rosário, como hoje o conhecemos. O religioso ensinou o povo a rezar de uma maneira simples e fácil, e sem muito custo. Substituem os 150 salmos por 150 Ave-Marias, que são as palavras com as quais o anjo Gabriel saudou a Mãe de Deus.

Na oração oficial da Igreja, chamada ”Ofício Divino”, lê-se um incentivo à meditação, chamado ”antífona”, antes de cada salmo. São Domingos substituiu a antífona pelo Pai-Nosso. O povo acrescentou o ”Santa Maria, Mãe de Deus”, depois que o Concílio de Éfeso proclamou esse título bem merecido à Virgem de Nazaré. Por causa da divisão em três partes de 50 salmos cada, o rosário ficou conhecido também como a devoção do Terço.

Atualmente, a meditação do Rosário soma 200 Ave-Marias e 20 Pai-Nossos, após a sugestão de acréscimo dos mistérios luminosos pelo Papa João Paulo II, em 2002.
A festa a Nossa Senhora do Rosário foi instituída pela primeira vez em 1572, pelo Papa Pio V, sob o nome de Nossa Senhora da Vitória, para comemorar a vitória da Liga Santa contra o Império Otomano, na batalha de Lepanto. Em 1573, o Papa Gregório XIII mudou o título da comemoração para ”Festa do Santo Rosário”. Após as reformas do Concílio Vaticano II, a festa passou a se chamar Nossa Senhora do Rosário.

Oração:

Nossa Senhora do Rosário,
dai a todos os cristãos a graça de compreender a grandiosidade
da devoção do santo rosário, na qual, à recitação da Ave Maria
se junta a profunda meditação dos santos mistérios da vida,
morte e ressurreição de Jesus, vosso Filho e nosso Redentor.

São Domingos, apóstolo do rosário, acompanhai-nos com a vossa bênção,
na recitação do terço, para que, por meio desta devoção a Maria,
cheguemos mais depressa a Jesus, e como na batalha de Lepanto,
Nossa Senhora do Rosário nos leve a vitória em todas as lutas da vida;
por seu Filho, Jesus Cristo, na unidade do Pai e do Espírito Santo.

Amém

Mensagem:

Share Button