Santinho Davi

Padroeiro:

Dos pombos e do País de Gales.

História:

Davi (ou David) nasceu no ano 500 na cidade de Menevia (atual Saint David), no País de Gales. De família real, seu pai era o Rei Sant de Wales do Sul, e seu avô era o Príncipe de Cardigan.

Seguindo as ordens de seu tutor São Paulino, Davi passou anos estudando para receber a instrução cristã inicial. Foi influenciado por um grande número de monges sábios da época, tornando-se extremamente rígido no que se refere à doutrina cristã.

São Davi foi o responsável pela fundação de 12 mosteiros em Croyland e Pembrokeshire. Esses monastérios possuíam regras extremamente rígidas, que tinham como base os monges egípcios, famosos por serem inflexíveis e incorruptíveis. O monge também contribuiu muito com o Sínodo de Brevi, em Cardiganshire, e, devido ao seu mérito e sua honra, foi eleito como primaz (superior a determinados bispos e arcebispos) da Igreja de Cambrian. Em seguida Davi obteve indicação para ser Arcebispo da cidade de Caerleon, situada às margens do rio Usk.

Diz a tradição que ao ser consagrado Arcebispo uma pomba desceu em seus ombros para mostrar que ele tinha a bênção do Espírito Santo.

Alguns anos depois, viajou para Jerusalém, com o intuito de converter pagãos e não-cristãos. Lá, conseguiu cumprir essa missão com grande êxito. Quando a população não o ouvia, usava de orações para curar os doentes e levantar os paralíticos, seguindo o exemplo de Jesus. Com o tempo, passou a atrair multidões de fiéis. Por causa de sua vida santa, teve a honra de ser canonizado e incluído no Livro dos Santos.

São Davi morreu de causas naturais no ano 589 em Pembrokeshire, País de Gales.

Oração:

Ó Deus, que destes a São Davi a fé ardorosa, que o tornou capaz de renunciar a tudo para seguir a fé, dai também a nós o ardor missionário e a fé, para transformar nossa vida por teu amor.

Amém

Mensagem:

Share Button