São Dominguinhos de Gusmão

São Dominguinhos de Gusmão

Padroeiro:

Dos astrônomos.

História:

São Domingos de Gusmão nasceu em Caleruega, Espanha, em 1170, e pertencia à alta linhagem dos Gusmão.

Antes de Domingos nascer sua mãe sonhou com um cão, que trazia na boca uma tocha acesa de que irradiava grande luz sobre o mundo. O sonho foi uma profecia, pois Domingos de Gusmão não fez outra coisa senão iluminar todo o seu tempo e a Igreja com a Luz do Evangelho, chegando até a desapegar de todas as suas coisas, onde vendeu até todos os seus caros livros, a fim de comprar comida aos famintos.

Homem de oração, penitência e amor à Palavra de Deus, São Domingos acolheu o chamado ao sacerdócio e ao ser ordenado no ano de 1203 em Osma, onde foi nomeado cônego. No ano de 1204, Domingos seguiu para Roma a fim de obter do Papa licença para evangelizar os bárbaros na Germânia.

No entanto, o Papa Inocêncio III orientou-o para a conversão dos Albigenses que infestavam todo o Sul da França com suas heresias. Desta forma, Domingos fez do sul da França, o seu principal campo de ação. Quando os hereges depararam com a verdadeira pobreza evangélica de São Domingos de Gusmão, muitos aderiram à Verdade, pois nesta altura já nascia, no ano de 1215 em Tolosa, a primeira casa dos Irmãos Pregadores, também conhecidos como Dominicanos que na mendicância, amor e propagação do Rosário da Virgem Maria, rígida formação teológica e apologética, levavam em comunidade a verdade libertadora.

São Domingos de Gusmão morreu com 51 anos e foi canonizado pelo Papa Gregório IX, em 1234.

Oração:

Ó Deus, que os méritos e ensinamentos de São Domingos venham em socorro da vossa Igreja, para que o grande pregador da vossa verdade seja agora nosso fiel intercessor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Amém

Mensagem:

error

Curtiu nossa página? Compartilhe!