São Joãozinho Evangelista

Padroeiro:

Dos teólogos e escritores.

História:

São João Evangelista foi um dos doze apóstolos de Cristo, o mais jovem deles e o mais amado por Jesus. Junto com seu irmão Tiago, foi convidado a seguir Jesus em suas peregrinações, onde foi autor do quarto e último Evangelho Canônico, pertencente ao Novo Testamento. Foi o único apóstolo que acompanhou Cristo até a sua morte, onde ao pé da cruz Jesus confiou Maria aos seus cuidados.

São João Evangelista nasceu em Batsaida na Galiléia, e junto de seu irmão mais velho Tiago, foram convidados a seguir Jesus, logo depois dos apóstolos Pedro e André.

João, Tiago, Pedro e André, foram os quatro privilegiados que participaram do círculo mais íntimo de Jesus. Presenciaram a ressurreição da filha de Jairo e a angústia de Jesus no Jardim das Oliveiras.

João e Tiago foram os únicos apóstolos que receberam de Cristo a autorização para sentar à direita e o outro à esquerda durante a última Ceia, onde ele reclinou sua cabeça sobre o peito do Jesus.

Depois da morte de Jesus, após as perseguições sofridas em Jerusalém, transferiu-se com Pedro para a Samaria, onde desenvolveu uma intensa evangelização. Mudou-se para Éfeso, onde dirigiu muitas Igrejas e foi em Éfeso que escreveu o quarto Evangelho, o último dos Evangelhos Canônicos. Escreveu também as Epístolas, três cartas com mensagens sobre a vida eterna e a vida da comunhão com Deus através da fé em Cristo.

Durante o governo de Domiciano foi exilado na ilha de Patmos, onde escreveu o Livro do Apocalipse, que é o último livro da Bíblia, onde narrou as suas visões e descreveu mistérios, predizendo as tribulações da Igreja e o seu triunfo final.

Diferentemente de todos os outros apóstolos que morreram martirizados, São João partiu pacificamente em Éfeso, na Turquia, aos 94 anos de idade.

Oração:

Pai Eterno, pela poderosa intercessão de São João, Apóstolo amado de Jesus, eu rogo pelas graças de que tanto necessito. Abro meu coração, agora e sempre, para ouvir a Vossa Voz e experimentar Vosso Poder em minha vida. Assim como São João, quero acolher a Palavra de Jesus e com amor levar as sementes do Vosso Reino por onde eu passar.

Amém

Mensagem:

Share Button