Santinho Gustavo

Santinho Gustavo

Padroeiro:

História:

São Gustavo nasceu no ano 673, na atual Inglaterra. Era príncipe da tribo dos Guthlacingas e guerreou com o exército de Ethelred, rei de Mércia.

Aos 24 anos, conheceu o cristianismo, e com isso renunciou a violência e a vida mundana. Então Gustavo resolveu se tornar monge beneditino na Abadia de Repton, e já no princípio, ele surpreendia a todos pela sua disciplina, causando até desconforto em alguns monges, onde ele não aceitava nenhuma bebida além de água.

Depois de viver no monastério por 2 anos, Gustavo resolveu se isolar. Assim, no ano 701, ele se mudou para um local isolado próximo ao Rio Welland, onde só era possível chegar de barco. Alí ele viveu até o fim de sua vida como um eremita, tentando sempre viver os rigores dos antigos monges do deserto.

Por diversas vezes, homens selvagens o agrediam e roubavam seus pertences, incluindo sua comida. Mas Gustavo era paciente com os homens e até mesmo com animais selvagens.

Aos poucos, os animais começavam a confiar nele e a tratá-lo como um amigo. Certa vez, um homem santo chamado Wilgrid visitou Gustavo e se impressionou quando viu duas andorinhas pousando em seus ombros e andando em seu corpo. Então, Gustavo disse a Wilgrid: ”Aqueles que escolhem viver longe dos humanos se tornam amigos dos animais selvagens e os anjos os visitam também.”

Certo dia, São Gustavo teve uma visão de São Bartolomeu, seu padroeiro. Na visão, São Gustavo recebia um chicote com o qual ele deveria afastar os demônios. São Gustavo compreendeu que o chicote simbolizava as orações, os sacramentos, os sacrifícios e os jejuns, que vencem as tentações diabólicas.

Em seu refúgio, ele não esteve completamente sozinho. Ele recebeu diversos discípulos como São Bettelin, Santa Cissa e São Egbert. Gustavo foi ordenado padre pelo Bispo Hedda de Dorchester. Isso aconteceu quando o bispo foi ao seu refúgio pedir um conselho espiritual. A bênção de São Gustavo foi tão poderosa que curou Hedda de uma grave doença. O príncipe Ethelbald, que estava exilado, veio até ele procurando conselhos. Gustavo, então, ensinou o que ele teria que fazer para tornar a usar a coroa de Mércia.

Em seu leito de morte, Gustavo ordenou que fosse chamada sua irmã, Santa Pega, que também era uma eremita, não muito distante dele. A Abadessa Edberga de Repton mandou um caixão de chumbo para ele. Um ano depois de sua morte, o santo teve seu corpo exumado e, surpreendentemente, ele estava intacto.

O santuário de São Gustavo se transformou em um lugar de peregrinação e incontáveis milagres ocorreram graças à sua intercessão. A veneração a São Gustavo cresceu ainda mais quando o Rei Wiglaf de Mércia e o Arcebispo Ceolnoth de Canterbury foram curados através das orações feitas ao santo. Foi construído um monastério onde ficava a cela de São Gustavo. Posteriormente, no mesmo local, foi construída a Abadia de Crowland, onde estão suas relíquias e seu chicote desde 1136.

São Gustavo é considerado como um dos mais populares santos da Inglaterra.

Oração:

Ó Deus, que destes a São Gustavo a graça de buscar-vos em primeiro lugar, na vida de oração, de caridade e de sacrifícios, dai-nos, por sua intercessão, a graça de buscar-vos, sempre, em primeiro lugar. São Gustavo, rogai por nós.

Amém

Mensagem:

error

Curtiu nossa página? Compartilhe!