São Luquinhas

Padroeiro:

Dos artistas e dos médicos cirurgiões.

História:

São Lucas, foi um evangelista cristão de formação grega nascido em Antióquia, na Síria, autor do terceiro dos evangelhos e dos Atos dos Apóstolos, seus textos são os de maior expressão literária do Novo Testamento.

Por seu estilo literário, acredita-se que pertencia a uma família culta, exercia a profissão de médico e tinha talento para a pintura. Converteu-se ao cristianismo e tornou-se discípulo e amigo de Paulo de Tarso (São Paulo), porém segundo seu próprio relato, não chegou a conhecer pessoalmente Jesus Cristo, pois ainda era muito criança quando o Messias foi crucificado.

Paulo o chamava de colaborador e de médico amado e segundo o testemunho dos Atos dos Apóstolos e das Cartas de São Paulo, acompanhou o apóstolo em sua segunda viagem missionária de Trôade a Filipos, onde permaneceu por seis anos seguintes. Depois novamente acompanhou Paulo, desta vez numa viagem de Filipos a Jerusalém. Também esteve presente na prisão do apóstolo em Cesaréia e o acompanhou até Roma.

Com a execução do apóstolo e seu mestre, deixou Roma e, enquanto escrevia seu Evangelho, teria pregado em Acaia, na Beócia e também na Bitínia, onde teria morrido.

Uma tradição bizantina considera que ele também se dedicou à pintura e chegou a lhe atribuir alguns retratos de Maria, mãe de Jesus.

Oração:

Ó Deus que lhe escolhestes São Lucas para revelar em suas palavras e escritos o mistério do vosso amor para com os pobres, concedei aos que já se gloriam do vosso nome, perseverás num só coração e numa só alma e a todos os povos do mundo ver a vossa salvação.

Por vosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo.

Ó Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal, nos conduza a vida eterna.

São Lucas evangelista, rogai por nós.

Amém.

Mensagem:

Share Button