São Rodriguinho

São Rodriguinho

Padroeiro:

História:

Rodrigo era um sacerdote em Cabra, na Espanha, e tinha dois irmãos, um muçulmano e outro sem religião, atuando frequentemente como mediador das disputas dos dois.

Certa noite, ao tentar apartar uma briga entre seus dois irmãos, foi espancado e ridicularizado publicamente por ambos. O irmão muçulmano mandou colocarem Rodrigo numa padiola e o levarem pelas ruas, enquanto ele ia gritando que Rodrigo havia apostatado e queria, antes de morrer, que fosse publicamente reconhecido como muçulmano. Rodrigo encontrava-se sem forças para reagir, mas sentia uma profunda angústia, fugindo assim que recobrou os sentidos.

Algum tempo depois, ao encontrar Rodrigo numa das ruas de Córdova, o irmão muçulmano o arrastou até o cádi, acusando-o de retornar à fé cristã após ter se declarado muçulmano. Rodrigo negou que algum dia houvesse abandonado a religião cristã. O cádi, no entanto, não acreditou em Rodrigo e o lançou numa das masmorras da cidade. No local, Rodrigo encontrou outro prisioneiro, Salomão, que estava preso pelo mesmo motivo.

Os dois encorajaram-se mutuamente durante o longo encarceramento, que, segundo esperava o cádi, os faria renegar a fé. Como permaneceram inflexíveis, os dois foram separados, mas quando nem isso deu resultado, foram decapitados em 13 de março de 857.

Oração:


Ó São Rodrigo, mártir de Nosso Senhor Jesus Cristo, que diante o juiz muçulmano, declaraste com coragem vossa fé cristã! Oferecei ao Senhor os vossos méritos em nosso favor, a fim de que tenhamos como vós uma fé forte e verdadeira, que não se abala diante das afrontas e dificuldades, mas, que permanece forte, ainda que com isso, tenhamos que pagá-la com o próprio sangue no martírio. Que a vossos exemplos, oh Santo mártir de Nosso Senhor Jesus Cristo, tenhamos uma vida santa, e com ela, levemos a todos o testemunho da verdade da Santa Fé Católica!

Ó Maria Santíssima, Virgem fidelíssima, fazei de nós perfeitos imitadores de São Rodrigo como ele foi vosso, imitando a vossa fé heróica, ainda quando todas as aparências nos pareçam contrárias!

São Rodrigo, rogai por nós!

Mensagem: