Padroeiro:
Dos milagres, das crianças e dos estudantes.
História:
O Menino Jesus de Praga é a famosa estátua de Jesus menino venerada na Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa, em Praga.
Acredita-se que a imagem tenha sido esculpida no século XVI em um mosteiro na Espanha. Ali foi adquirida por Doña Isabela Manrique de Lara y Mendoza, que a deu como presente de casamento à sua filha Maria Manrique de Lara. Mais tarde a imagem foi transmitida à geração seguinte também como dote de casamento, quando sua filha Polyxena casou-se. Permaneceu na posse de Polyxena até sua morte, quando foi doada aos Carmelitas Descalços de Praga, sendo instalada no oratório do seu mosteiro, onde recebia homenagens especiais duas vezes ao dia.
Com a eclosão da Guerra dos Trinta Anos as devoções foram suspensas, e em 15 de novembro de 1631 as tropas de Gustavo Adolfo da Suécia tomaram as igrejas da cidade. O mosteiro foi saqueado pelos soldados protestantes e a imagem do Menino Jesus foi lançada em um monte de entulho detrás do altar. Ali permaneceu até ser reencontrada em 1637, com os braços quebrados. Depois de seu restauro foi reentronizada e voltou a receber a devoção dos fiéis, sendo coroada pelo Bispo de Praga em 1655.
A estatueta tem 47 cm de altura e é feita de cera, com um núcleo de madeira. Os devotos têm ao longo do tempo ofertado muitos vestidos ricamente bordados, que são trocados ocasionalmente. Sua fama de produtora de milagres data desde quando ainda pertencia à família espanhola, e os prodígios que operaria, segundo os que creem, não cessaram de se multiplicar até o presente, tornando-se uma devoção extremamente popular não só na cidade, mas se espalhando por todo o mundo católico.
Oração:
Divino Menino Jesus de Praga,
atraído por Vossas palavras de confiança e por Vosso pacífico olhar, venho vos visitar, para uma conversa de amigo para amigo. Só em Vós, meu Salvador, encontrarei a paz que meu coração anseia e que em nenhuma parte encontro.
Ó bom Jesus, muito vos ofendi, mas prometestes Vosso perdão a quem a Vós recorresse com fé e amor. Perdoai-me de meus pecados. Preciso de Vossa graça e fortaleza para seguir o caminho do bem. Sede o Mestre a me guiar pelas estradas deste mundo tão escuro e confuso.
Sirva-me de norma e lembrança o exemplo de Vossa infância em todas as minhas atividades e empreendimentos, e que eu seja digno de Vossa promessa: “Quanto mais me honrardes, mais vos favorecerei”.
Amém.
Mensagem:
Comentários estão fechados