Nossa Senhorinha de Nazaré

Padroeiro:

Dos navegantes.

História:

Nossa Senhora da Nazaré é a denominação dada a uma imagem esculpida em madeira, onde conforme a tradição teria sido esculpida por São José carpinteiro quando Jesus era ainda um bebê, sendo as caras e as mãos pintadas décadas mais tarde por São Lucas.

A história da imagem foi publicada em 1609 por Frei Bernardo de Brito. Este monge relata ter encontrado no cartório do seu mosteiro uma doação territorial, de 1182, na qual constava a história da imagem, onde teria sido venerada nos primeiros tempos do cristianismo em Nazaré na Galileia, cidade natal de Maria. Daí a invocação de Nossa Senhora de Nazaré. Da Galileia teria sido trazida no século quinto, para um convento perto de Mérida, em Espanha, e dali, em 711 para Portugal, onde continua a ser venerada.

Um dos grandes milagres da santa, trata-se de um fato cheio de evocações graciosas. Um dos heróis de independência de Portugal, um cavalheiro católico, D. Fuas Roupinho, estava caçando um veado no meio de névoa e de repente chega à beira-mar montando em seu cavalo.

No momento em que o cavalo chegava ao extremo do rochedo, prestes a lançar-se no precipício, D. Fuas teria evocado a Virgem, lembrando a sua Imagem, depositada ali próximo. Imediatamente o cavalo estacou a sua marcha e, por milagre, D. Fuas salvou-se.

Em sinal de agradecimento, o cavaleiro doou aquele território à Senhora de Nazaré e mandou ali edificar uma capela. Atraídos pela fama do milagre vieram os primeiros romeiros, entre os quais o primeiro rei português e os principais nobres da sua corte.

Hoje a imagem é venerada no Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, no Sítio da Nazaré, em Portugal.

Oração:

Ó Virgem Imaculada de Nazaré, fostes na terra criatura tão humilde, a ponto de dizer ao Anjo Gabriel: “Eis aqui a escrava do Senhor”. Mas por Deus fostes exaltada, e preferida entre todas as mulheres, para exercer a sublime missão de Mãe do Verbo Encarnado.

Adoro e louvo a Altíssimo que vos elevou a essa excelsa dignidade e vos preservou da culpa original.

Quanto a mim, soberbo e carregado de pecados, sinto-me confundido e envergonhado perante vos. Entretanto, confiando na bondade e ternura de vosso Coração Imaculado e maternal, peço-vos a força de imitar a vossa humildade, e participar da vossa caridade a fim de viver unido, pela graça, ao vosso divino filho Jesus. Assim como vós viveste no retiro de Nazaré.

Para alcançar essa graça, (fazer o pedido),quero com imenso afeto, e filial devoção, saudar-vos como o arcanjo Gabriel: Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.

Nossa Senhora de Nazaré, rogai por nós.

Amém

Mensagem:

Share Button