Santinha Letícia

Padroeiro:

Da cidade de Ayerbe, na Espanha.

História:

Santa Letícia é conhecida como uma das dez virgens que acompanharam Santa Úrsula. O pai de Úrsula, um rei, concordou em casar sua filha com um rei pagão, obtendo a promessa de que o noivo se converteria à fé cristã. Assim, Santa Úrsula partiu, acompanhada de dez virgens, como era o costume, mais uma comitiva, em direção à França, para a cerimônia de casamento. Santa Letícia era uma dessas dez virgens.

Quando já estavam em território francês, a comitiva de Santa Úrsula, Santa Letícia de as outras virgens, deparou-se com o exército dos hunos. Úrsula foi requisitada para se tornar uma das esposas de Atila, o rei dos Hunos, pelo fato de ser muito bonita. Ela, porém, recusou-se por causa de sua fé. As virgens, inclusive Letícia, apoiaram Úrsula, assumindo a fé cristã. Atila exigiu que elas renegassem a fé para sobreviver. Elas, porém, recusaram-se terminantemente a negar a fé em Jesus Cristo. Por isso foram todas assassinadas.

Uma descoberta arqueológica comprovou a história. Trata-se de uma inscrição encontrada numa igreja milenar em Colônia, dedicada a Santa Úrsula. A inscrição fala sobre o martírio de Santa Úrsula e das dez virgens pelas ordens de Atila. Em 1521 foi feita uma exumação dos restos mortais de Santa Úrsula e suas companheiras. Na ocasião, foi encontrada a cabeça de uma das virgens, com a inscrição ”Letícia, Mártir”. Após a descoberta, a relíquia de Santa Letícia foi levada para Ayerbe, na Espanha, e desde então, ela se tornou a padroeira da cidade.

Oração:

Ó Deus, que destes a Santa Letícia a alegria e a glória de ter oferecido a própria vida para defender a fé em vosso Filho Jesus Cristo, dai-nos, por sua intercessão, a graça da perseverança e de defendermos a fé em todas as situações da vida. Pelo mesmo Cristo, Senhor nosso…

Amém

Mensagem:

Share Button