São Leonardinho

Padroeiro:

Dos prisioneiros e das das mulheres em trabalho de parto ou que acabaram de parir.

História:

Leonardo nasceu no ano 491, sendo filho de nobres da alta Corte Francesa, e afilhado do rei Clodoveu. Ainda jovem não quis seguir adiante na carreira militar. Por isso, seu padrinho, o rei, pensou em consagrá-lo bispo da corte, mas Leonardo não aceitou. Ele preferiu permanecer ao lado de São Remígio, que era o bispo da cidade de Reims, e pediu ao rei apenas um privilégio: o de poder libertar os prisioneiros que encontrasse, e assim foi atendido.

Tempos depois, Leonardo ingressou num mosteiro, e lá ficou algum tempo dedicando à contemplação e aos encantos da vida religiosa.

Logo depois foi ordenado padre, e enviado para Berry. Lá, viveu o Evangelho, deu exemplo de vida de santidade e, com isso, converteu muitos pagãos à fé cristã. Sua fama de santidade arrastava a muitos, que encontravam em sua sabedoria, uma esperança de fé e vida.

Passador alguns anos, Leonardo Noblac sentiu a necessidade do isolamento, para rezar, meditar, estudar e viver a fé na oração. Encontrou o local ideal para isso num bosque, onde havia somente uma casinha simples e rústica. Sua busca de silêncio e isolamento, porém, não se deu por completa pois, o povo o descobriu e o local se transformou num centro de peregrinação, onde os fiéis buscavam orientação, oração e alívio.

A vida solitária de Leonardo foi interrompida mais uma vez com a chegada do rei Clóvis, que estava caçando com os seus súditos e sua rainha, que naquela ocasião, precisou de ajuda, pois começou a sentir dores de parto. Leonardo cuidou e rezou pela rainha e ela teve um parto tranquilo e sem complicações. Por isso, o rei fez uma promessa a ele, dando-lhe todo o território que ele conseguisse percorrer estando montado sobre um burro.

Leonardo aceitou, agradeceu e realizou. Caminhou apenas sobre a área que julgava necessária para a construção de um mosteiro. Deu ao local o nome de ”Nobiliacum” para lembrar o gesto de grande nobreza do rei. Ali, o santo ergueu um altar em homenagem a Nossa Senhora, e depois, o local tornou-se uma capela e, depois, um mosteiro com uma comunidade bastante fervorosa vivendo ali. Mais tarde, o Mosteiro passou a ser chamado Mosteiro de Noblac.

São Leonardo Noblac faleceu em 6 de novembro de 545.

Oração:

Ó Senhor Deus, fazei que a exemplo dos santos saibamos apresentar-nos diante de Vós como uma oferenda agradável e pura, agora e na hora de nossa morte.

Amém

Mensagem:

Share Button