Santinha Mônica

Padroeiro:

Das mães.

História:

Santa Mônica nasceu em Tagaste, no norte da África, no ano 332, numa família cristã. Segundo o costume da época e local, foi entregue como esposa à um jovem chamado Patrício.

Como cristã exemplar que era, Mônica preocupava-se com a conversão de sua família, por isso se consumiu na oração pelo esposo violento, rude, pagão e, principalmente, pelo filho mais velho, Agostinho, que vivia nos vícios e pecado. A história nos testemunha as inúmeras preces, ultrajes e sofrimentos por que Santa Mônica passou para ver a conversão e o batismo, tanto de seu esposo como de seu filho.

O fruto de tantas lágrimas e orações foi a conversão de seu esposo, que logo após receber o batismo adormeceu na paz do Senhor.

Santa Mônica tinha três filhos. E passou a interceder, de forma especial, por Agostinho, dotado de muita inteligência e uma inquieta busca da verdade, o que fez com que resolvesse procurar as respostas e a felicidade fora da Igreja. Por isso se envolveu em meias verdades e muitas mentiras. Contudo, a mãe, fervorosa e fiel, nunca deixou de interceder com amor e ardor, durante 33 anos, e antes de morrer com 55 anos, ela mesma disse ao filho, já convertido e cristão: “Uma única coisa me fazia desejar viver ainda um pouco, ver-te cristão antes de morrer”.

Por esta razão, o filho e futuro Santo Agostinho, que se tornara Bispo e doutor da Igreja, pôde escrever:

“Que todas as mães possam ter a certeza de que suas preces não caem no esquecimento de Deus. Suas lágrimas comovem o coração do senhor. Pois quando uma mãe se ajoelha em preces, um filho se levanta.”

Oração:

Ó Esposa e Mãe exemplar, Santa Mônica.

Tu que experimentastes as alegrias e as dificuldades da vida conjugal;

Tu que conseguiste levar à fé teu esposo Patrício, homem de caráter desregrado e irascível;

Tu que chorastes tanto e oraste dia e noite por teu filho Agostinho e não o abandonaste mesmo quando te enganou e fugiu de ti.

Intercede por nós, ó grande Santa, para que saibamos transmitir a fé em nossa família; para que amemos sempre e realizemos a paz.

Ajuda-nos a gerar nossos filhos também à vida da Graça; conforta-nos nos momentos de tristeza e alcaça-nos da Santíssima Virgem, Mãe de Jesus e Mãe nossa, a verdadeira paz e a Vida Feliz.

Santa Mônica, rogai por nós.

Amém.

Mensagem:

Share Button