São Bentinho

Padroeiro:

Contra as tentações, das pessoas envenenadas e de pessoas com doenças na pele.

História:

São Bento nasceu em Núrcia, próximo de Roma, em 480, numa nobre família que o enviou para estudar na Cidade Eterna, no período de decadência do Império.

Diante da decadência, o jovem Bento abandonou todos os projetos humanos para se retirar nas montanhas da Úmbria, onde dedicou-se à vida de oração, meditação e aos diversos exercícios para a santidade. Depois de três anos numa retirada gruta, passou a atrair outros que se tornaram discípulos de Cristo pelos passos traçados por ele, que buscou nas Regras de São Pacômio e de São Basílio uma maneira ocidental e romana de vida monástica. Foi assim que nasceu o famoso mosteiro de Monte Cassino.

A Regra Beneditina, devido a sua eficácia de inspiração que formava cristãos santos por meio do seguimento dos ensinamentos de Jesus e da prática dos Mandamentos e conselhos evangélicos, logo encantou e dominou a Europa, principalmente com a máxima “Ora et labora”. Para São Bento a vida comunitária facilitaria a vivência da Regra, pois dela depende o total equilíbrio psicológico; desta maneira os inúmeros mosteiros, que enriqueceram o Cristianismo no Ocidente, tornaram-se faróis de evangelização, ciência, escolas de agricultura, entre outras, isso até mesmo depois de São Bento ter morrido aos 67 anos.

Através dos séculos, foram cunhadas medalhas de São Bento de várias formas. Desde o século XVII, começaram-se a cunhar medalhas, tendo de um lado a imagem do Santo com um cálice do qual sai uma serpente e um corvo com um pedaço de pão no bico, lembrando as duas tentativas de envenenamento, das quais São Bento saiu, milagrosamente ileso. O outro lado da medalha apresenta uma cruz e as iniciais:

. CSPB que significa: Cruz do Santo Pai Bento.
. CSSML: A Cruz Seja Minha Luz.
. NDSMD: Não seja o dragão o meu guia.
. PAX ou IHS: Paz, que é lema da Ordem de São Bento.
. VRSNSMV: Retira-te Satanás, Nunca me acoonselhes com suas vãs!
. SMQLIVB: É mau o que ofereces; bebe tu mesmo os teus Venenos!

Oração:

Ó Glorioso Patriarca São Bento,

Que vos mostrastes sempre compassivo com os necessitados, fazei que também nós. recorrendo à vossa poderosa intercessão, obtenhamos auxílio em todas as
nossas aflições;

Que nas famílias reine a paz e a tranquilidade;

Que se afastem de nós todas as desgraças tanto corporais como as esperituais, especialmente o mal do pecado.

Alcançai do Senhor a graça (fazer pedido) que vos suplicamos; Finalmente vos pedimos que ao término de nossa vida terrestre possamos ir louvar a Deus
convosco no Paraiso.

Amém.

Mensagem:

Share Button