São Caetaninho

Padroeiro:

Dos Órfãos.

História:

São Caetano nasceu em outubro de 1480 em Veneza como Gaetano dei Conti di Tiene.

Ele era filho do Conde Garpar de Thiene e Maria di Porto. Quando ele tinha dois anos seu pai foi morto em batalha. Criado por sua mãe, ele estudou na Universidade de Pádua, recebendo doutorado em lei civil e canônica.

Como senador em Vicenza, Caetano foi a Roma onde o Papa Julius II fez dele um protonotário, um posto que ele renunciou quando o Papa Julius morreu em 1513. Caetano foi ordenado em 1516 com 36 anos e entrou para a Ordem dos Oratórios de São Jerônimo, dedicado a cuidar dos doentes.

Ele fundou um Oratório em Verona e em 1520 foi para Veneza. Em 1523 com Giovanni Pietro Carafa, que tornou-se Papa Paulo IV e com Paulo Consigliere e Bonifácio da Calle, Caetano fundou os Treatines, uma congregação de padres reformistas que assistiram a Reforma Católica. Ele fundou também um hospital para vítimas de doenças incuráveis, e fundou um banco, como alternativa aos agiotas da época com juros altíssimos, para emprestar aos pobres, atualmente o Banco de Nápoles.

Tinha o hábito de jogar com priosioneiros vários jogos nos quais ele apostava orações, devocioários e velas. Dizem que ele sempre perdia e tinha assim que “pagar” com orações para eles.

Ele continuou trabalhando com os pobres junto com o Beato João Manrinoni.

São Caetano morreu em Nápoles em 7 de agosto de 1547.

Oração:

Ó São Caetano,

Que conhecestes a fraqueza da Igreja principalmente em seus membros mais responsáveis, e que trabalhastes pela reforma da vida e dos costumes dos cristãos, olhai com muito amor e compaixão para as nossas famílias e comunidades.

Lançai vossa mão poderosa a fim de que reine entre nós o espírito de fé, de amor e de justiça, segundo a vontade de Cristo.

Fazei que cada um de nós assuma suas obrigações, pois, Cristo espera de cada um de seus seguidores, a fidelidade, o serviço e a dedicação em favor dos irmãos.

Amém

Mensagem:

Share Button