Santinha Suzana

Padroeiro:

Da terra e do gado nos coutos de Alcobaça.

História:

Santa Suzana (ou Susana) era a única filha do presbítero romano Gavanio, parente do imperador Diocletiano (284-305). Educada no cristianismo e regras de docência e pureza, ela aprendeu diversas ciências e era considerada muito inteligente. Com sua beleza física, ela se destacava pela rigorosa pureza, fé intrépida e ardente amor a Cristo. Para servir plenamente a Deus a casta Suzana recusou o casamento com Galério oferecido pelo Diocletiano e desejou permanecer virgem, a exemplo da Virgem Maria.

Diocletiano para obrigá-la ao casamento, mandou alojá-la no seu palácio e encarregou sua esposa, rainha Sirene, de convencê-la a se casar. Mas a própria rainha também era cristã secreta e se alegrou com a firme decisão de Suzana. Tendo sabido através de rainha a respeito da firmeza da Suzana, Diocletiano deu permissão ao seu filho Maximiano para desonrá-la. Chegando à noite, Maximiano encontrou-a rezando a Deus. Cheio de desejo impuro, ele tentou aproximar-se dela, mas vendo acima um anjo em forte resplendor, fugiu com medo para o palácio e contou sobre o que viu ao pai.

Mandado por Diocletiano, um torturador atroz dos cristãos, chamado Macedônio, também não conseguiu convencê-la a adorar ao deus Júpiter. Então ele sem piedade começou a bater na mártir com pauladas. Santa Suzana permanecia inabalável. Avisado a respeito disso, Diocletiano mandou esquartejar com uma espada a Santa Virgem na casa paterna.

Seu pai e o próprio irmão Gaio logo após a sua morte também receberam o fim de mártires. Os restos mortais da Suzana e do seu pai encontram-se em Roma na igreja com seu nome.

Oração:

Ó Venerada Santa Suzana,

Virgem e mártir da Igreja, te apresentamos as súplicas desta família paroquial que escolheste como intercessora e advogada junto à Santíssima Trindade.

Ó Santa Suzana, intercessora nossa, abre-nos a porta de teu coração para que nos céus contigo, um dia, possamos entrar.

Ó amada virgem e mártir, te suplicamos pelas famílias desta paróquia. Tiveste em teus familiares o exemplo da Igreja viva e missionária. Que nossas famílias, chamadas a ser ”Santuários da Vida” sejam mais santas e assumam compromissos com a vida que nasce, cresce, morre e ressuscita em Cristo.

Amém

Mensagem:

Share Button