São Marquinhos

Padroeiro:

Dos vidraceiros.

História:

São Marcos foi um dos apóstolos de Cristo, autor do Segundo Evangelho e considerado fundador da igreja no Egito e também fundador da cidade de Veneza.

Diz a tradição que ele fugiu quando Cristo foi preso. Marcos acompanhou São Paulo e São Barnabé até a Antiópia em 44 e depois para Chipre. Ele acompanhou São Paulo na sua primeira jornada missionária mas retornou logo a Jerusalém. Ele não concordava com São Paulo, mas estava com ele em Roma durante a primeira prisão de Paulo.

Marcos também foi o primeiro bispo de Alexandria no Egito. Ele escreveu o Segundo Evangelho entre os anos 60 e 70, baseado nos ensinamentos de São Pedro e acredita-se que ele proveu a Mateus e Lucas com fontes básicas para os seus evangelhos.

Ele morreu como mártir na Alexandria, sendo arrastado com uma corda no pescoço de Alexandria até o porto de Bucoles, morrendo assim estrangulado.

No século nono, suas relíquias foram trasladadas para Veneza, Itália. Ali elas foram envolvidas por uma linda catedral erigida em sua honra. É mostrado na liturgia católica sempre ao lado de um leão alado.

Oração:

Deus, nosso Pai, por meio de São Marcos quisestes que o anúncio do Evangelho chegasse até nós, para que, movidos pelo vosso Espírito, proclamássemos pela fé que Jesus é o Filho de Deus, o Ungido do Pai, nosso Redentor, nosso Libertador e nosso Irmão.

Por ele temos a remissão de nossos pecados, e na sua humanidade o homem foi elevado. Libertai, Senhor, o nosso coração para que o nosso pensar e agir nos aproximem daquele que disse: O que sai do homem, é isso que o torna impuro. Com efeito, é de dentro, do coração dos homens que saem as intenções desmedidas, maldades, malícia, devassidão, inveja, difamação, arrogância, insensatez. Todas essas coisas más saem de dentro do homem e o tornam impuro.

Amém

Mensagem:

Share Button