Santinha Verônica

Padroeiro:

Das lavadeiras, das tatuagens e dos fotógrafos.

História:

Santa Verônica viveu no primeiro século. É a mulher de Jerusalém que enxugou a face de Jesus com um véu branco no seu caminho para o Calvário. De acordo com a tradição o pano ficou com a impressão da imagem da face de Jesus.

Assim a história de Santa Verônica tornou-se uma das mais populares da tradição Cristã e o seu véu é uma das mais amadas relíquias da Igreja. De acordo com a tradição, Verônica levou o véu para fora da Terra Santa e teria usado para curar o Imperador Tibérius de uma doença.

O nome Verônica significa “imagem verdadeira” como foi relatado pelo historiador e escolar bíblico Giraldus Cambrensis. Assim a imaginação popular tomou o nome Verônica como sendo o nome de uma pessoa.

A relíquia é ainda preservada na Basílica de São Pedro e a memória do ato de caridade de Santa Verônica é comemorado nas Estações da Via Sacra.

Oração:

Ó Santa Verônica que guardastes o Santo Sudário.

Ele que não tinha aparência nem beleza para atrair o nosso olhar, nem simpatia para que pudéssemos apreciá-lo, desprezado, era escória da humanidade, homem das dores, experimentado nos sofrimentos; era amaldiçoado e não fazíamos caso dele.

Despertai vosso poder, ó nosso Deus e vinde logo nos trazer a salvação!

Convertei-nos; ó Senhor Deus do universo, e sobre nós iluminai a Vossa Face.

Se voltardes para nós, seremos salvos!

Amém.

Mensagem:

Share Button