
Padroeiro:
Das lavadeiras e dos fotógrafos.
História:
Santa Verônica viveu no primeiro século. É a mulher de Jerusalém que enxugou a face de Jesus com um véu branco no seu caminho para o Calvário. De acordo com a tradição o pano ficou com a impressão da imagem da face de Jesus.
Assim a história de Santa Verônica tornou-se uma das mais populares da tradição Cristã e o seu véu é uma das mais amadas relíquias da Igreja. De acordo com a tradição, Verônica levou o véu para fora da Terra Santa e teria usado para curar o Imperador Tibérius de uma doença.
O nome Verônica significa “imagem verdadeira” como foi relatado pelo historiador e escolar bíblico Giraldus Cambrensis. Assim a imaginação popular tomou o nome Verônica como sendo o nome de uma pessoa.
A relíquia é ainda preservada na Basílica de São Pedro e a memória do ato de caridade de Santa Verônica é comemorado nas Estações da Via Sacra.
Oração:
Ó Santa Verônica que guardastes o Santo Sudário.
Ele que não tinha aparência nem beleza para atrair o nosso olhar, nem simpatia para que pudéssemos apreciá-lo, desprezado, era escória da humanidade, homem das dores, experimentado nos sofrimentos; era amaldiçoado e não fazíamos caso dele.
Despertai vosso poder, ó nosso Deus e vinde logo nos trazer a salvação!
Convertei-nos; ó Senhor Deus do universo, e sobre nós iluminai a Vossa Face.
Se voltardes para nós, seremos salvos!
Amém.
Mensagem: