Santinho Fabiano

Santinho Fabiano

Padroeiro:

Dos oleiros e dos funileiros.

História:

Fabiano era um fazendeiro cristão nascido em Roma. Um dia ele estava voltando de fora da cidade com alguns amigos, quando a assembleia dos Cristãos estava decidindo sobre a sucessão do papa Antero. Eles estavam divididos sobre os votos e não chegavam a um acordo. Foi quando uma pomba branca, símbolo do Espírito Santo, vinda não se sabe de onde, pousou sobre a cabeça de Fabiano, que ficou admirado, quando, por unanimidade, os Cristãos romanos entenderam isto como um sinal de Deus e o apontaram como novo pontífice.

Ele foi obrigado a obedecer, recebendo as ordens sagradas e tornando-se assim o novo papa.

Administrador nato, realizou o censo do povo de Cristo, presente na cidade de Roma. Depois dividiu a cidade em sete distritos eclesiásticos, ou paróquias, e delegou a cada uma os seus paroquianos, seu clero e suas catacumbas. O papa Fabiano que era um quase desconhecido antes da eleição, foi muito apreciado também por suas intervenções doutrinais, especialmente nas controvérsias da Igreja da África. Sob seu pontificado de 14 anos, houve paz e desenvolvimento interno e externo da Igreja.

Segundo são Cipriano, bispo de Cartago, capital romana da África do norte, o próprio imperador Décio, admitia a sua competência e teria dito que preferia um rival no Império a um bispo como Fabiano em Roma. O soberano estava com problemas no seu governo, os domínios romanos diminuíam devido às constantes rebeliões, por isto definiu os cristãos como culpados e desencadeou uma ferrenha perseguição contra toda a Igreja.

Assim, um grande número de cristãos de Roma se deslocaram para o Oriente à procura das comunidades religiosas dos desertos, um pouco mais protegidas das perseguições. Entretanto, o papa Fabiano permaneceu no seu posto e não renegou a fé, sendo decapitado no dia 20 de janeiro de 250.

Depois do seu martírio, a Cátedra de Pedro ficou desocupada por mais de um ano, até que o clero e o povo de Roma pudessem eleger um novo bispo, devido à intensa perseguição ao catolicismo.

Oração:

Ó Deus, que Sois a glória dos Vossos sacerdotes, concedei-nos, pelas preces do Vosso mártir São Fabiano, progredir sem cessar na comunhão da fé e na dedicação em Vos servir. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Amém

Mensagem:

error

Curtiu nossa página? Compartilhe!