Santinho Henrique

Padroeiro:

Da Finlândia.

História:

Henrique era filho do duque da Baviera, e nasceu no ano de 973 em um castelo às margens do rio Danúbio. Viveu sua infância em um lar cristão, já que seus irmãos renunciaram ao conforto do castelo para se dedicar somente à fé.

Quando tinha 23 anos, Henrique teve um sonho em que seu mestre, São Wolfgang, que havia falecido dias antes, apareceu para ele, e escreveu na parede do quarto de Henrique a mensagem: ”Entre seis”.

Henrique então pensou que a mensagem era um alerta que ele morreria em seis dias, o que fez com que ele se penitenciasse para se purificar. Porém, passaram-se seis dias e não aconteceu nada.

Logo após isso, ele pensou que havia interpretado errado a mensagem, e voltou ao martírio por seis meses, pensando que seria seu tempo restante. Passados os seis meses, novamente não aconteceu nada.

Então, Henrique pensou que na verdade, ele teria seis anos restantes, e continuou com seu flagelo. Passaram-se seis anos, e Henrique era agora o rei da Alemanha, e estava espiritualmente preparado para não se deixar levar pelas pressões do materialismo. Enquanto rei, foi o responsável pela reforma da monarquia, dos mosteiros e do clero. Assim, seu governo foi exemplo de honestidade moral.

Henrique foi sepultado em Bamberga em 1024 e canonizado em 1146, pelo papa Eugênio III. Deixou um legado de prudência, governo justo, honestidade e santidade. A devoção a Santo Henrique também valoriza a honestidade, pureza e demais virtudes, a fim de estar sempre pronto para estar com Deus.

Oração:

Ó Deus, Senhor Nosso, pela intercessão de Santo Henrique, peço-Vos que ilumineis a minha mente, purifiqueis meu coração e inflameis meu amor por Vós. Eu Vos louvo e Vos bendigo todos os dias de minha vida, ó Senhor.

Amém

Mensagem:

Share Button