São Tiaguinho Menor

São Tiaguinho Menor

Padroeiro:

História:

Tiago, filho de Alfeu, é mostrado nos evangelhos como ”irmão do Senhor”, termo usado para designar parentesco de primos. Governou a Igreja de Jerusalém e foi chamado de ”o Menor” para não ser confundido com são Tiago, o Maior, que era irmão de São João.

Dizem as Escrituras que Tiago sempre teve atenção e carinho especiais de Jesus Cristo. Além de considerá-lo um homem de grande elevação espiritual, ainda era seu parente próximo. Tiago foi testemunha da Ressurreição de Jesus, e antes de subir aos céus, Jesus, numa aparição, deu a ele o dom da ciência como recompensa por sua bondade e santidade.

Devemos a Tiago práticos, sensíveis e prudentes ensinamentos. Como esta advertência, sempre muito atual: ”Se alguém pensa ser religioso, mas não freia sua língua e engana seu coração, então é vã sua religião. A religião pura e sem mácula, aos olhos de Deus, nosso Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas em suas aflições e conservar-se puro da corrupção deste mundo”.

Sobre a morte de Tiago, o Menor, ele teria sido apedrejado e pisoteado no ano 61.

São Tiago sempre foi considerado um homem de grande pureza, total dedicação e abnegação, vivendo, desde o nascimento, consagrado a Deus. Sua vida foi santa e de muita austeridade. Converteu muitos judeus à fé cristã antes de receber a coroa do martírio. Suas relíquias foram colocadas na igreja dos Santos Apóstolos, em Roma.

Oração:

Senhor Jesus, ao contemplar a vida de vosso apóstolo Tiago, outra vez sinto vosso amor infinito.

É difícil, Senhor, saber direito a história da vida de vossos apóstolos, pois é vosso amor que se conta e faz a vida acontecer.

As outras coisas, mesmo que importantes, são passageiras.

Ajudai-me, Senhor, a compreender que a vida é entrega, é doação, é serviço.

Não me deixeis seduzir pelas coisas passageiras e nem me deixeis levar por outros caminhos.

Firmai minha vida em vossa vida.

Dai-me a coragem de vossos apóstolos.

Assumo meu amor a Nossa Senhora e o compromisso evangelizador com o Santuário, Casa bendita dos irmãos e irmãs, Casa de Maria, da família de todos os devotos, que se unem na prece, no ardor, no amor, no compromisso evangelizador!

São Tiago, ajudai-me seguir Jesus!

Amém

Mensagem:

error

Curtiu nossa página? Compartilhe!