Santinha Helena

Padroeiro:

Dos abandonados e dos pintores.

História:

Helena, nasceu na Bitínia no seio de uma família modesta, por volta do ano 249. Com pouco mais de 20 anos de idade, casou-se com o centurião romano Constâncio Cloro de quem teve um filho, Constantino.

Constâncio foi feito César em 293 e divorciou-se de Helena porque ela era uma plebéia, mas com a morte do pai, Constantino foi proclamado imperador em 312 e nomeou a mãe, Imperatriz.

Constantino, que era pagão, foi convertido por Helena e deu início a uma pacífica obra de reconstrução, que incluía a paz com o Cristianismo.

Helena foi para as escavações do túmulo de Cristo e foi a responsável pela reinvenção, ou seja, o reencontro da cruz, em 326. Empolgada com a descoberta, reencontrou ainda a gruta do nascimento de Jesus em Belém e o lugar sobre o Monte das Oliveiras onde Jesus esteve com os discípulos antes de subir aos céus. Em homenagem a ela, foi construída uma basílica no Monte das Oliveiras com o nome de Helena.

Voltando a Roma, Helena foi morar nos aposentos da basílica da Santa Cruz e alí morreu dois anos depois com a idade de 80 anos.

Oração:

Gloriosa e esclarecida Santa Helena,

Por aquele ardor com que procurou a Cruz de Cristo, rogo-te que interceda perante Deus, a fim de alcançar a graça para levar com paciência os trabalhos desta vida, para que com eles e mediante sua intercessão e amparo, procurar e achar a Cruz, que Deus dispôs me dar para lhe servir com ela nesta vida e depois lhe gozar na glória.

Amém

Mensagem:

Share Button