São Gonçalinho

São Gonçalinho

Padroeiro:

Dos violeiros, dos ossos e do casamento.

História:

São Gonçalo nasceu em meados do século XVII, em Tagilde, Portugal. Vindo de uma família nobre, Gonçalo sempre foi cristão, e desde muito jovem já pôde iniciar os seus estudos para sacerdote. Depois que teve seus estudos concluídos, saiu em peregrinação para diversos lugares santos, como Roma e Jerusalém.

Gonçalo sempre foi um homem muito feliz, gostava muito de música e rodas de viola, e por isso também é considerado o protetor dos violeiros. Ele até tocava guitarra portuguesa, e a utilizava para explanar a palavra de Deus. Como todos os santos, São Gonçalo também passou por dificuldades e provações.

Sua peregrinação durou 14 anos, e na volta teve uma triste decepção com seu sobrinho, que não o aceitava e por isso espalhou uma falsa notícia sobre sua morte por pura inveja.

Após as decepções provocadas por seu sobrinho, Gonçalo retirou-se da região para evitar brigas e viver uma vida de ermitão em Aramante, em uma pequena e singela ermida, construída a beira do rio Tâmega.

Durante essa fase, Gonçalo pediu em oração uma luz a Nossa Senhora sobre qual seria o caminho certo no qual ele deveria percorrer, e Nossa Senhora então, respondeu que deveria iniciar em um ordem na qual iniciava o ofício com a saudação do anjo, que era a oração da Ave-Maria.

Ele entendeu o recado e iniciou na ordem dos Dominicanos, onde algum tempo depois, foi admitido aos votos solenes. Assim, recebeu de um confrade dominicano, uma licença da sua vida no convento, fato esse que permitiu que ele em seus últimos anos de vida, voltasse a viver como um ermitão, na região do Tâmega.

A vida de São Gonçalo foi marcada por inúmeros milagres. Desde a ponte do rio Tâmega, até o milagre das rochas, dos peixes, dos touros, entre outros.

Oração:

Ó admirável São Gonçalo! Glória de Portugal, Luz de Amarante e de toda a Santa Igreja, apóstolo com todos os predicados e cheio da gloria de Deus, mártir do desejo, virgem puríssimo, vaso ungido de celestial pureza, espelho de perfeita humildade e sabedoria, é o gozo dos coros angelicais, terror dos hereges e dos espíritos infernais que o teu nome temem e tremem e com seus estupendos milagres e graças, é o refúgio e consolo de seus devotos.
Hoje dou mil graças por tão singulares excelências que foi adornada tua alma puríssima e me alegro que agora sejas glorificado na pátria celestial em companhia do coro dos anjos. Ó milagroso Santo!
Que por sua virtude o Divino Infante deu a vida temporal e espiritual a tantos mortos, vista a tantos cegos, ouvidos a tantos surdos, pernas aos aleijados, fala aos mudos e saúde a inúmeros enfermos, converte a nós para que se retire dos nossos corações as culpas que são a morte da alma e para que possamos ouvir as divinas aspirações e caminhemos com fervor a cumprir a Divina Vontade e a proferir o seu santo nome.
Cure os doentes, sossega o rio, suste a ira do Senhor, redime os encarcerados, a miséria, recupere bens e membros perdidos, e dê saúde aos anciãos e afasta o perigo. São Gonçalo, eu tenho confiança na tua intercessão. Peça por mim junto ao Senhor para que eu consiga a graça e ainda me consiga a especial graça da salvação de minha alma. Tudo para a maior glória de Deus.
Amém

Mensagem:

error

Curtiu nossa página? Compartilhe!