São Nicolauzinho

Padroeiro:

Das crianças e dos estudantes.

História:

São Nicolau nasceu no ano de 270 na cidade de Patara, Sul da Turquia, na Ásia Menor.

Os seus pais eram cristãos devotos. Desde cedo, Nicolau deu mostras de predestinação. Quando foi batizado, ainda bebê, ergueu-se, por si mesmo, para receber a água lustral.

Ele recebeu uma educação esmerada, mas ficou órfão ainda jovem, e tendo recebido em herança bens de fortuna significativos, decidiu consagrar a obras de caridade.

Nicolau andou em peregrinação pela Terra Santa e pelo Egito. Após o seu regresso, o bispo de Myra, seu tio, morreu, tendo sido nomeado seu sucessor. No ano de 303, Diocleciano pôs termo à liberdade religiosa, ordenando que em todo o império as igrejas fossem demolidas e os livros sagrados lançados ao fogo. Nicolau foi preso e enviado para o exílio. No ano de 313, o imperador Constantino restabeleceria a liberdade de culto.

São Nicolau participou no primeiro concílio ecuménico da igreja, realizado em Niceia.

Antes da sua morte, São Nicolau fez uma viagem a Roma, tendo-se detido, no caminho de regresso, na cidade de Bari, na Itália Meridional. Viria a falecer no dia 6 de dezembro de 343, tendo sido sepultado em Myra. No ano de 1087, os seus restos mortais foram roubados por mercadores italianos que os conduziram para Bari.

Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras, e colocava um saco com moedas de ouro na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos e assim servindo de inspiração para nosso atual Papai Noel.

Oração:

Senhor,

Pelos méritos de São Nicolau, concedei-me a graça da bondade e zelo para com os mais aflitos, necessitados e em especial para com as crianças.

Que eu saiba aprofundar em mim os dons que me destes, colocando-os em prática.

Livrai-me da omissão e da preguiça.

Amém

Mensagem:

Share Button