Nossa Senhorinha Achiropita

Padroeiro:

Da felicidade conjugal e dos novos empregos.

História:

No ano de 580, o capitão Maurício enfrentou uma grande tempestade em alto mar. Gritava por socorro a Nossa Senhora e prometeu que, se fosse salvo com sua tripulação, construiria um santuário em sua homenagem. Desviado pelos ventos, por milagre, conseguiu salvar-se e, na aldeia em que atracou, encontrou um monge que lhe disse: ”Não foram os ventos que o trouxeram para este lugar. Foi Maria, para que lhe construa um santuário, quando o senhor for eleito imperador”. A profecia cumpriu-se e o santuário foi construído em Calábria, na Itália.

Um grande artista iniciou uma pintura da imagem de Maria. Ocorria, no entanto, que tudo o que pintava durante o dia, desaparecia durante a noite. Assim, colocaram um vigilante para impedir a entrada de possíveis intrusos, que estivessem danificando a pintura. Numa certa noite, uma formosa mulher, com uma criança no colo, pediu para entrar e rezar. Após insistir, obteve a permissão.

Passaram longos minutos e a mulher não saia da igreja. Quando o vigilante entrou na igreja, viu a imagem da mulher e do menino estampada no lugar da pintura. Assim, Maria Achiropita: a-kirós-pita (não pintada por mãos). O vigilante saiu gritando pelas ruas: Nossa Senhora Achiropita! Nossa Senhora Achiropita!

Esta é a devoção Mariana que os italianos trouxeram para o Brasil. Sua festa é celebrada no dia 15 de agosto, dia da Assunção de Nossa Senhora.

No Brasil, só existe uma igreja dedicada a Nossa Senhora de Achiropita que se encontra em São Paulo no bairro do Bixiga. Sua festa, é a maior comemoração religiosa da cidade.

Oração:

Virgem Santíssima, Mãe de Deus e nossa Mãe Achiropita, volvei Vosso olhar piedoso para nós e para nossas famílias. Através dos séculos, pelos milagres e aparições, mostrastes ser medianeira perene de graças. Tende compaixão das dificuldades em que nos encontramos e das tristezas que amarguram a nossa vida.

Vós coroada Rainha, à direita do Vosso Filho, cheia de glória imortal, podeis auxiliar-nos. Tudo o que está em nós e em volta de nós, receba as vossas bênçãos maternais. Ó Rainha Achiropita, prometemos dedicar-Vos toda a nossa vida para a honra do Vosso culto, a serviço dos nossos irmãos.

Solicitamos de Vossa maternal bondade o auxílio em nossas necessidades e a graça de viver sob Vossa constante proteção, consolados em nossas aflições e livres das presentes angústias. Com confiança, podemos repetir que não recorre a Vós inutilmente aquele que Vos invoca sob o título de Achiropita!

Amém

Mensagem:

Share Button