Nossa Senhorinha de Vailankanni

Padroeiro:

Da Índia.

História:

Vailankanni encontra-se na costa do Golfo de Bengala, no sul da Índia, deve grande parte de sua fama a Nossa Senhora da Saúde.

Desde o século XVI, verificou-se neste lugar uma série de milagres e aparições marianas a várias pessoas. A primeira aparição teve como testemunha um menino hindú que viu a Virgem quando transportava leite. A Virgem lhe apareceu no meio do caminho e lhe pediu um pouco de leite para seu Filho que carregava nos braços. O menino deu o leite e quando lhe perguntaram o motivo de seu atraso para chegar ao seu destino, ele contou o que tinha ocorrido. Porém ao verem o leite, se deram conta, com espanto, que não faltava nada. O menino levou o seu patrão ao lugar da aparição e a Virgem apareceu outra vez.

Depois de vários anos, a Virgem Maria voltou a aparecer do mesmo modo: pedindo leite a um menino e se repetiu o mesmo milagre. Desta vez, o menino, que era deficiente, ficou curado depois de ter visto a Virgem. Neste caso, a Virgem pediu que se construísse uma capela em sua honra e assim foi feito. Quando ficou pronta tornou-se um lugar de veneração a Maria como o nome de Nossa Senhora da Saúde.

Porém não terminou aí a história. Neste lugar continuaram a ocorrer milagres. No século XVII, um barco mercantil procedente de Portugal naufragou perto das costas do Golfo. Os marinheiros invocaram Maria, Estrela dos Mares e prometeram construir um santuário em seu nome se conseguissem tocar a terra. A Virgem lhes salvou milagrosamente do naufrágio e eles puderam chegar ao porto. Ao desembarcarem, os marinheiros se dirigiram à capela construída em honra da Virgem de Vailankanni. Eles transformaram o pobre templo em um santuário, que passou por posteriores melhorias com o passar dos anos, até tornar-se um majestoso santuário.

O Santuário de Nossa Senhora de Velankanni foi elevado à categoria de basílica pelo Papa João XXIII no dia 3 de novembro de 1962.

Em 2004 teve lugar um grande maremoto e a área de Vailankanni foi um dos lugares mais duramente atingidos. Quando as águas do mar entraram na cidade, quase 2.000 peregrinos estavam participando da missa dentro do santuário. Milagrosamente, o Santuário salvou-se das águas, que devastaram todos os demais edifícios da cidade.

A festa da Mãe da Saúde trás anualmente mais de um milhão de peregrinos que se concentram para honrar a Mãe de Deus, vindos de todas as partes daquele imenso país. Chegam os católicos indianos mas também muçulmanos, hindus, jainistas, shiks, parsis, etc.

Oração:

Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus e Mãe da Saúde, hoje viemos aqui diante de Ti, e nos dirigimos a Ti confiantes no Teu coração maternal. Hoje consagramos nossas obras e sacrifícios, tudo o que possuímos e o que somos. Reina sobre nós, querida Mãe, que todos nós possamos permanecer unidos na prosperidade e na adversidade, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na vida e na morte. Através de Ti, nós louvamos a Santa Igreja Católica. Proteja-a contra todos os ataques de seus inimigos. Através de Ti, nós louvamos a raça humana. Faz com que os homens e as nações possam compreender e cumprir com os preceitos de Teu Divino Filho. Ame teu próximo de modo que a paz sincera possa estabelecer-se profundamente na justiça e na verdade.

Amém

Mensagem:

Share Button