Padroeiro:
Da falcoaria e da nobreza espanhola.
História:
Francisco de Borja era desde pequeno muito piedoso e queria se tornar monge, mas sua família o enviou à corte do imperador Carlos V. Alí se destacaria acompanhando o imperador em suas campanhas e casando-se com uma nobre portuguesa: Eleonor de Castro Melo e Menezes, com a qual teve oito filhos.
Ainda jovem foi nomeado vice-rei da Catalunha, província que administrou com muita eficiência. Quando o seu pai morreu, recebeu por herança o título de Duque de Gandía, então retirou-se para a sua terra natal e aí levaria, com a sua família, uma vida entregue puramente à religião.
Tocado pela graça, Francisco decidiu que se algum dia enviuvasse, se consagraria inteiramente a Deus, e assim de fato aconteceu. Enviuvou aos 40 anos de idade, renunciou a todos os seus títulos e bens (em favor de seu primogénito, Carlos) e ingressou na Companhia de Jesus como filho espiritual de Santo Inácio de Loyola, chegando a ser superior geral daquela família religiosa.
Imediatamente, lhe foi oferecido o título de cardeal. Recusou, preferindo a vida de um pregador itinerante. Seus amigos conseguiram convencê-lo a aceitar o título para aquilo que a natureza e as circunstâncias o haviam predestinado, em 1554, converteu-se no Comissário Geral dos Jesuítas na Espanha, e em 1565 Superior Geral de toda a Ordem.
Na sua liderança os Colégios prosperaram: de 50 em 1556 passaram a 163 em 1574. Borja promulgou a primeira Ratio Studiorum em 1569. Iniciou-se a remodelação da Igreja de Jesus, em Roma. O Superior Geral seguiu de muito perto a evolução da Contra-reforma na Alemanha. Muitas fundações jesuítas serviram para reforçar a causa católica.
Deu grande impulso às missões. Uma expedição missionária enviada por ele ao Brasil foi exterminada pelos protestantes em alto-mar (Inácio de Azevedo e seus companheiros mártires, em 5 de Junho de 1570).
Morreu, aclamado como o duque santo, em 1572 e foi canonizado em 1671.
Oração:
Meu Pai, meu Criador com vossa permissão e em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, eu peço a proteção de São Francisco de Borja, para que eu também como ele consiga transformar-me em uma pessoa melhor.
São Francisco de Borja leve-me para os caminhos da verdadeira reforma íntima, sei que só conseguirei o caminho da verdadeira felicidade, quando conseguir reformar-me, principalmente meu São Francisco de Borja que eu aprenda a ser humilde, a aceitar os verdadeiros valores, a entender que todos nesta terra são iguais, que a riqueza material de nada vale se não fizermos dela uma arma poderosa para auxiliar os menos favorecidos, enfim que eu aceite que a Lei é igual para todos, e que não há desculpa aceitável por Deus para o seu não cumprimento.
Desta forma coloco-me aos seus pés, e como seu discípulo, seguirei meu coração de agora em diante, certo que sois vós que fala através dele comigo.
Em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Que Assim Seja.Amém
Mensagem:

Comments are closed